quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Aumento da violência na Baixada Fluminense


Tem sido uma vergonha o que estão fazendo por Nova Iguaçu e Baixada Fluminense e em toda a região. Há dias foi noticiado o Prefeito de São João de Meriti batendo boca com o Secretário de Segurança Pública, do Rio de Janeiro, com relação ao aumento da violência na Baixada estar relacionada à fuga dos marginais das regiões das UPPs. Na ocasião o Sr. Secretário foi criticado por declarar isso publicamente. São poucos os corajosos que fazem isso.
Quero esclarecer que o aumento da violência na Baixada Fluminense não é uma verdade, mas é uma deturpação da realidade. Isso nem faz parte de um plano do poder estadual para manter o foco somente no que interessa. O que eles fizeram por lá já está dando muita dor de cabeça para eles, para ter que arrumar mais um problema aqui na Baixada?, até porque, quem mora aqui não merece o respeito deles, por serem pessoas desinformadas,  pobres e sem significado para a sociedade. Por que investir pesado em segurança em nossa região? São só assaltos sem importância à comerciantes como donos de lotéricas, padarias, supermercados, bancos. 
O maior facilitador para que as coisas continuem assim, é o perfil do cidadão de bem da Baixada, que não vota e que está muito satisfeito com toda essa falta de segurança para os moradores de Nova \Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti e demais Cidades.
Aqui em Nova Iguaçu ninguém se interessa em se reunir para fazer manifestação em frente a Prefeitura, para cobrar uma maior ação do poder público.
Vamos continuar de braços cruzados até que um dia você seja abordado, pela manhã ou a noite,  para roubarem seu carro, ou de sua esposa, ou de seus filhos. Fique tranquilo, acho isso não irá acontecer com você e, sabe mais, você e toda a sua família não correm risco de levar uma bala perdida, por isso, não precisam fazer manifestação para isso, pois é perda de tempo.

Até quando o povo Iguaçuano irá ficar em silêncio?

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Família evangélica é agredida até a morte

Uma família foi morta a facadas por um vizinho que não concordava com a opção religiosa deles, que eram evangélicos.
O rapaz, que segundo a Polícia Militar estava transtornado, invadiu a residência dos vizinhos e desferiu golpes contra todos os que estavam na casa: o pai, a mãe, e os dois filhos do casal, de um e três anos de idade.
Um terceiro filho do casal, de 10 anos, que estava na escola na hora do ataque, escapou sem ferimentos. A menina de três anos foi salva pela mãe, que correu após sofrerem os primeiros golpes.
Na fuga, a mãe que carregava filha avistou uma viatura da Polícia Militar e pediu ajuda. Os policiais localizaram o suspeito que se rendeu e demonstrava estar desorientado. Socorridas, mãe e filha foram levadas ao hospital, com ferimentos graves. Entretanto, mesmo passando por uma cirurgia, a mãe não resistiu.
O rapaz que realizou o ataque e o pai da família que foi atacada eram sócios numa loja de móveis, mas o motivo do surto que resultou na morte das três pessoas foi a discordância dele em relação à religião praticada pelo amigo.
Na delegacia, o rapaz afirmou que não concordava com o fato de eles serem evangélicos e que não se arrependia de tê-los matado.
Assista reportagem do R7 sobre o caso neste link.

terça-feira, 12 de março de 2013

Unidade Básica de Saúde (UBS)



Nesta tarde, 13/03 Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores a proposta do Vereador Juninho do Pneu, sobre a criação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro do Cruzeiro do Sul. Essa ideia foi apoiada por todos, pois diante da ausência de unidades de saúde nessa região, acredita-se que essa iniciativa irá desafogar o Hospital da Posse, criando condições de atendimento de rotina, aos moradores dos bairros de Cruzeiro do Sul, Monte Líbano, Jardim Tropical, Engenho Pequeno e Rancho Novo.




segunda-feira, 11 de março de 2013

Policiamento para Rancho Novo e Moquetá


O Vereador Fernandinho Moquetá, nesta segunda feira (11/03) foi agradecer ao Comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel (PM) Max Fernandes pela ampliação do policiamento ostensivo nos bairros de Rancho Novo e Moquetá.

A ampliação encontra-se em fase de implementação, pelos comandantes do policiamento de área, o Capitão (PM) Davi, responsável pelo policiamento da região, que abrange Rancho Novo até Tinguá e o Capitão (PM) Bernando, responsável pelo policiamento da região do centro de Nova Iguaçu, que já ocorre desde dezembro de 2012. O Vereador e o comandante do 20º Batalhão iniciaram estudos para viabilizar a melhorar desse policiamento, que consistirá em parceria que poderá resultar na construção de instalações que abrigará um Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) em Rancho Novo e outro no bairro de Moquetá.

Nova Iguaçu recebe Seedorf



Na última sexta-feira (08/03), sem dúvida foi um dos dias mais especiais na história do time de Nova Iguaçu. A Laranja da Baixada recebeu a visita de Seedorf, meia holandês com títulos internacionais e que desfila seu talento atualmente no Botafogo. O jogador chamou a atenção de todos com sua humildade, conversou com os jogadores da equipe infantil e deu até um treino para a garotada, que se prepara para disputar o Campeonato Carioca Sub-15.

A visita de Seedorf começou no Estádio Laranjão, onde ele foi recepcionado pelo presidente Jânio Moraes. O holandês conheceu toda a estrutura do clube, desde os vestiários até os departamentos de fisioterapia, fisiologia, odontologia, nutrição, o auditório, o escovódromo e a nova academia. E ficou claramente impressionado com o que encontrou no clube.

domingo, 10 de março de 2013

Inauguração EM Maria Cândida




No dia 06 de março, o Prefeito Nelson Bornier inaugurou a Escola Municipal Maria Candida, em Cabuçu, com a presença do vereador Fernandinho Moquetá. A escola atenderá mais de 600 alunos e irá somar com o planejamento da Secretaria de Educação do município de Nova Iguaçu.

domingo, 3 de março de 2013

Doação de Sangue no Hemorio


Igreja Batista de Rancho Novo no Hemorio
 
Neste sábado (02/02), a Igreja Batista de Rancho Novo, Pastor Jaziel Farias da Silva, realizou um ato de amor ao próximo, organizando uma campanha para doação de sangue no Hemorio.

A doação também contou com a ajuda do Vereador Fernandinho Moquetá, que numa parceria com empresas locais, conseguiu um ônibus para levar um grupo de mais de de 20 pessoas.

Esse ato é muito bem vindo pelo centro coletor de sangue e hemoderivados (Hemorio), pois geralmente, após o período de férias e carnaval, o estoque precisa ser recompletado para atender as demandas das emergências do estado ao longo do ano.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Reinauguração da piscina do SESC - Nova Iguaçu e a circulação de veículos



O Vereador Fernandinho Moqueta (PPS), nos próximos dias, estará fazendo uma visita à Direção do SESC de Nova Iguaçu, para discutir uma melhor forma de resolver o problema do aumento do fluxo de veículos no bairro, em função da reinauguração da piscina daquela entidade.

A volta do funcionamento da piscina foi muito bom para o comércio do bairro, que o vereador apoia integralmente, mas ele se encontra preocupado com o aumento da circulação de veículos, que podem atrapalhar o ir e vir dos moradores do bairro.

O vereador tem certeza que a entidade citada terá uma grande boa vontade, e que juntos chegarão a uma solução adequada para o problema.

Mais ônibus no Moquetá



O Vereador Fernandinho Moquetá (PPS), na última terça-feira (26/02), esteve com o gerente geral da empresa Master Transportes Coletivos de Passageiros, o Sr Francisco, para conversar sobre a viabilidade de diminuição do tempo de espera dos passageiros nos pontos de ônibus, no bairro Moquetá em direção ao Centro de Nova Iguaçu.

A direção da Master já está trabalhando para melhora dos serviços à população iguaçuana, que teve início com a compra da Empresa de Ônibus Salutran, que possibilitará um aumento efetivo no número dos coletivos circulando, diminuindo assim o tempo de espera dos usuários.

Sendo assim, a visita do Vereador constatou que há interesse da empresa para a melhora na prestação dos serviços á população de Nova Iguaçu, e em especial do bairro Moquetá, e nos próximos dias teremos boas notícias com respeito ao transporte coletivo no bairro, e consequentemente no Município.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Prefeitura trabalhando em Moquetá



Nesta sexta-feira, dia 22/02, funcionários da Prefeitura de Nova Iguaçu trabalharam nas Ruas Lauro Miller, Dom Adriano Hipólito, Maria Laura e Jeremias em reparos que os moradores de Moquetá estavam aguardando.


Durante os trabalhos dos funcionários, pode-se ver o Vereador Fernandinho Moquetá, também morador do bairro, observando o andamento das obras.




 



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Buraco da SEDAE em Nova Iguaçu


Uma rua do bairro de Vila Valverde, em Nova Iguaçu (RJ), amanheceu com uma grande quantidade de água jorrando por um buraco nesta quarta-feira (6). O operador de radiografia industrial Antonio Carlos França de Santana conta que o vazamento está acontecendo por causa de um serviço não concluído da Cedae.

Segundo o leitor, o problema começou com um vazamento de um cano de abastecimento. Antonio afirma que, após fazer o reparo, a Cedae não fechou o buraco no asfalto, que permanece aberto há 5 meses. “Vem a chuva e a água fica parada no buraco. O pessoal joga lixo”, descreve. “Estava cheio de lixo e água podre, e os moradores solicitando para que [o buraco] fosse fechado.”

Na quarta-feira (5), uma equipe da Cedae foi ao local para atender à solicitação de conserto, mas o buraco permaneceu aberto. “Eles vieram para poder fechar o buraco. Abriram ainda mais para poder colocar a caixa do registro, escoaram a água e deixaram o entulho”, narra o morador. “Eles não deveriam ter deixado o entulho em volta do buraco”, aponta. “A chuva veio, as pedras caíram no buraco e quebraram o cano. [...] Está jorrando água desde ontem.”

“A situação piorou. Tem que fechar o buraco, do contrário não adianta”, aponta Antonio. “Tantos lugares com falta d’água e aqui temos esse desperdício.”

Nota da Redação: em nota, a Cedae explica que não concluiu o serviço na quarta-feira "devido a defeito apresentado por uma bomba que abastece a rua Dórea". Segundo a empresa, "a bomba foi reparada" na mesma data. "O serviço de reparo na tubulação foi retomado, e deve ser concluído até esta quinta-feira (7)", finaliza o texto.


Extraído: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/vc-no-g1-rj/noticia/2013/02/rua-tem-cratera-e-intenso-vazamento-de-agua-em-nova-iguacu-rj.html 


Cabe agora aos moradores do bairro cobrarem a conclusão do serviço, a fim de que possamos desfrutar de uma cidade limpa e com serviços públicos adequados a todos os iguaçuanos.
Estamos de olho!!!!!!!!!!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Esgoto a céu aberto no Centro de Nova Iguaçu




Estas fotos foram tiradas em 01/02/2013, na Avenida Governador Portela, por trás do Supermercado Guanabara, no Centro de Nova Iguaçu, próximo a uma banca de peixe. É o que os comerciantes e os consumidores de Nova Iguaçu recebem em troca, mesmo estando com seus impostos em dia. 

Cumprindo com nosso papel de divulgar acontecimentos importantes de nassa cidade, fica aqui o nosso destaque para todos replicarem em seus facebbok e twiter.

Nosso Radar está atento!!!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Pagamento de funcionários da Prefeitura de Nova Iguaçu

Copiado do Blogue do Almeida:


"O prefeito Nelson Bornier acaba de assinar autorização de pagamento dos funcionários municipais de Nova Iguaçu. Mais de 15 mil servidores terão seus salários de janeiro disponibilizados em conta bancária nesta sexta-feira, dia 1º de fevereiro.
Serão pagos os funcionários das administrações direta e indireta, comissionados, autarquias, fundações, contratados e efetivos. Além disto, Bornier determinou à Tesouraria que sejam repassados, também, os recursos para o pagamento dos empréstimos consignados feitos por servidores ao banco Santander relativos ao mês de dezembro último, além do 13º salário.
Ele autorizou, ainda, os repasses, de cerca de R$2,5 milhões, não feitos pela ex-prefeita Sheila Gama para o pagamento dos empréstimos consignados que funcionários ativos e inativos fizeram ao banco Santander. Milhares de servidodores ficaram com seus nomes negativos juntos ao SPC e Serasa.
Bornier determinou à Tesouraria que proceda também o pagamento aos servidores da Codeni, Fenig e Emlurb. O total da folha, excluindo o Previni ( Previdência Social) é de R$ 20.192.610,84".



Portanto, já podem comemorar e se prepararem para passar o carnaval sem estar na pendura.

Aproveitem!!!



quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Convocação de Médicos aprovados em Nova Iguaçu

O Secretário de Administração de Nova Iguaçu está convocando 149 profissionais da área da saúde, aprovados no último concurso, em 2012, para assumirem as vagas que estão em aberto em nosso município.
São médicos especializados em PSF, pediatria e em clínica geral, que irão somar com os que estão trabalhando nos postos e hospitais da cidade, aumentando a capacidade de atendimento ao público em geral, possibilitando um aumento na qualidade desses serviços.
A relação total dos aprovados pode ser vista logo abaixo.


VEREADORES DE NOVA IGUAÇU TRABALHANDO



O Vereador Fernandinho Moqueta (PPS) acabou de postar em seu facebook o que anda fazendo na Câmara de Vereadores de nossa cidade:

Ele é presidente da Comissão para Assuntos Religiosos do município, sendo ainda Vice-Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude e membro da Comissão de Obras e Urbanismo.

No dia 30/01 está previsto uma assembléia extraordinária para aprovar um orçamento para construção de uma Escola no bairro de Cabuçu.

Destacamos também outros feitos da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, que tem trabalhado para o aumento da segurança nos bairros de Moquetá e Rancho Novo.



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tráfico de Drogas em Nova Iguaçu

Foto Rogério Alencar, Av Brasil, em 22/07/2013

Com a ocupação pela Secretaria de Segurança Pública, com as UPPs, nas comunidades do Rio de Janeiro, não é de agora que muitos moradores de Nova Iguaçu tem nos procurado para manifestar preocupações, e hoje, o jornal O Dia divulgou a prisão de Leandro Jefferson Soares, de 18 anos, vendendo maconha em Comendador Soares. Confira aqui.
Alertamos nossas autoridades para que fiquem atentos, a fim de não permitirem que nossa cidade fique sitiada por este marginais que tem trazido grandes transtornos para a sociedade, como é o caso dos viciados que se instalaram nas imediações do Parque União, na entrada da Ilha do Governador (foto acima), que causam grande confusão no trânsito e nos moradores daquela região.
Na última semana vimos a Prefeitura de São Paulo tomar uma medida drástica, porém com resultados muito positivos no combate aos viciados em crack, aprovando a internação compulsória daqueles dependentes. Quem sabe também não é hora de a nossa prefeitura começar a agir, antes que este mal ou qualquer outro decorrente do vicio das drogas, se instale em nossa cidade.
Fiquem atentos.



Tragédia de Santa Maria


Infelizmente mais uma tragédia aconteceu em nosso país levando as vidas de jovens, de sonhos, de vidas que buscavam um futuro. Ficamos muito tristes com tudo que assistimos nesse último domingo, 27 de janeiro de 2013, sobre as histórias de sofrimento e desespero dos familiares de jovens que morreram na Boate Kiss, em Santa Maria-RS.

A dor da partida de um filho ou de um ente querido é imensurável e sem fim, restando apenas encontrar aconchego no ombro de outro ente querido e amigo, que também sofre com a dor que toda nação brasileira sente nesse momento. Que Deus possa consolar a todos que estão sofrendo, direta ou indiretamente com esse acontecimento.

Que esse momento também sirva de alerta para as autoridades de nossa cidade com relação à liberação de alvarás e licenças para funcionamento de estabelecimentos como o da boite kiss, e também alertar para os estabelecimentos que existem aos montes em nossos bairros, que não estão devidamente preparados para aglomerações desse tipo. 
Atenção Corpo de Bombeiros e demais autoridades, vamos agir antes que um mal pior ocorra debaixo de nosso nariz.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Nova Iguaçu terá festa sem som



No salão o silêncio é total, mas basta colocar um fone de ouvido para a festa começar. Um grupo de jovens produtores da Baixada Fluminense está organizando um evento inusitado $promete agitar os mais alternativos da região. A "Festa em silêncio" já é sucesso na noite europeia e, no segundo semestre, chegará a Nova Iguaçu, com a proposta de inovar a $"night" da região, e divertir o público local.
— O diferencial da festa é que não tem som. A música é individual e, através de um fone de ouvido, cada pessoa escolhe o ritmo que quer ouvir. Se tirar o aparelhinho, não tem festa — explicou uma das organizadoras do evento Karina Vasconcellos, de 25 anos.
Logo na entrada, cada pessoa recebe um fone de ouvido com três canais de música. Três DJ’s tocam simultaneamente hits de estilos diferentes.

Mistura de ritmos
A festa da Baixada terá um total de nove DJs, que se revezam nas picapes, tocando rock, pop, eletrônico, $entre outros ritmos.
— A proposta é aflorar os sentidos através da música e da dança — disse.
O evento terá outras atrações, como malabaristas, filmes e clipes.
— Estamos tentando trazer para a Baixada o que há de melhor na night do mundo e do Rio. Vamos valorizar a cultura local.
As festas promovidas pela equipe de produtores está inovando na noite iguaçuana
O projeto foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura 2012, da Prefeitura de Nova Iguaçu, que deverá destinar uma verba para a realização do evento. O local e a data ainda serão definidos pela Átame Produções. O ingresso deverá custar de R$ 15 a R$ 30.
A ideia da festa em silêncio surgiu de uma união entre Karina e os amigos Michelle Pelegrino, de 29 anos, e Ian Garcez, de 28. Juntos eles abriram uma produtora e começaram a promover festas para o público alternativo. O trio ficou conhecido na Baixada $realizar a festa "Laranja Mecânica" que, em cinco edições, reuniu mais de duas mil pessoas.
— Sempre frequentamos festas deste tipo no Rio e percebemos que muita gente tem dificuldade para ir a estes eventos fora da Baixada. Decidimos realizar aqui — disse Michelle.
Ideias não faltam para o grupo, que já prepara outra festa: a “Singular”, prevista para junho. O público alvo é de quarentões.
— Vamos produzir um evento para a galera mais velha. Há carência de eventos para este público.

Se essa moda pegar, nunca mais teremos queixas dos moradores vizinhos de casas de festas que incomodam muito, até altas horas, com festas que acontecem a noite toda na Baixada Fluminense.

Fonte:http://extra.globo.com/noticias/rio/baixada-fluminense/nova-iguacu-sera-palco-para-festa-inusitada-inedita-na-baixada-7312906.html

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Nova Iguaçu Futebol Club



O atacante Talles Cunha tem com o objetivo pessoal retornar os bons momentos da carreira no Nova Iguaçu. O atleta que atuou nas categorias de base da Seleção Brasileira, teve uma contusão séria no pé esquerdo em 2009, quando jogava pelo Internacional. Por conta disso, teve dificuldades em dar seguimento a carreira.

"Espero reviver meu futebol aqui no Nova Iguaçu, visto que quando quebrei o pé em 2009, tive dificuldades de recuperar meu futebol e também a minha forma de jogar. Mas agora me sinto bem, com gás e com vontade de jogar sempre bem e poder ajudar a equipe a conseguir vitórias”, disse o atleta que já atuou por São Caetano, Criciúma e Botafogo/SP.
O Nova Iguaçu estreia no estadual no domingo, diante do Fluminense, em São Januário.

Fonte:http://www.futnet.com.br/futebolcarioca/novaiguacu/noticias/?262534-talles-cunha-espera-dar-a-volta-por-cima--no-nova-iguacu

Vereadora de Nova Iguaçu é morta pelo próprio marido


Márcia Leocádio de Sousa, vereadora suplente de Nova Iguaçu, foi esfaqueada e degolada pelo marido, anteontem. Gilmar Ferreira Moraes justificou o ato com um acesso de ciúmes, depois de saber que a esposa com quem casara há 27 anos mantinha um caso extraconjugal.
Márcia Leocádio de Souza, uma vereadora suplente de Nova Iguaçu eleita pelo PDT, foi anteontem esfaqueada e degolada pelo marido.

Corrida comemorativa de 180 anos de Nova Iguaçu





No último domingo, dia 13 de janeiro, atletas de Nova Iguaçu participam da 6ª corrida e caminhada de Nova Iguaçu, que levou cerca de 1500 pessoas às ruas na manhã daquele dia. Em clima de festa pelo aniversário de 180 anos do município, homens, mulheres, jovens, adultos e idosos aproveitaram o bom tempo para praticar esporte e se divertir em família e com amigos, no percurso de 5km.





Políticos se misturaram ao povo num momento de comemoração e muita alegria, que também contou com deficientes físicos que deram exemplo de dedicação e superação.


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Governador Sergio Cabral inaugura Delegacia em Nova Iguaçu


O governador Sérgio Cabral esteve nesta terça-feira (15) em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para a inauguração do novo prédio da 52ª DP, uma das unidades do programa Delegacia Legal. 
"Nós temos o melhor programa de segurança publica do país, que vai além deste novo prédio. Quero parabenizar o coordenador do programa Delegacia Legal (César Campos), porque a delegacia anterior era deplorável. Este ano nós vamos concluir o programa Delegacia Legal em todo o estado", disse.
A nova delegacia de Nova Iguaçu terá o terceiro andar dedicado à Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), que entrada diferente e elevador para facilitar o acesso. Para a chefe de Polícia Civil, delegada Marta Rocha, a inauguração do novo espaço vai aumentar o número de denuncias de violência contra a mulher.
"Anteriormente, a Deam estava afastada do centro da cidade. A partir de agora nós teremos um aumento das notícias de violência contra a mulher, mas isso não quer dizer que o número de casos aumentou. Mas sim que a quantidade de denúncias subiu porque as mulheres terão um acesso mais rápido à delegacia", afirmou.
De acordo com César Campos, coordenador do programa Delegacia Legal, faltam 16 unidades a serem incluídas no programa. Destas, nove obras estão em andamento e as outras sete estão em licitação.
Fonte:http://www.oreporter.com/Sergio-Cabral-inaugura-delegacia-em-Nova-Iguacu,9320398970.htm

domingo, 13 de janeiro de 2013

Sheila Gama (PDT) Rebate acusações de Nelson Bornier (PMDB)



Rebatendo as acusações do Prefeito Nelson Bornier (PMDB), a ex-prefeita de Nova Iguaçu Sheila Gama (PDT) declarou que a acusação do atual Prefeito sobre a dívida que herdou de sua antecessora, de mais de R$ 1 bilhão no município. Apesar de não informar o total do débito da cidade da Baixada, ela garantiu que deixou em caixa um total de R$ 156.377.580 em seis bancos, contrariando a afirmação de Bornier de que não havia nada em caixa. Sheila disse ainda que a dívida deixada referente ao seu governo "é menor do que o dinheiro que ficou em caixa".
Ontem o EXTRA publicou reportagem na qual Bornier enumera os credores da prefeitura. O maior deles seria o Instituto de Previdência (Previni), que teria a receber R$ 544 milhões. Entretanto, Sheila afirma que esse montante não passaria de 27% do total. A ex-prefeita aproveita ainda para alfinetar seu sucessor, alegando que parte da dívida da prefeitura se deveria ao próprio Bornier.
— Toda a dívida poderia ser reduzida se o cidadão Nelson Roberto Bornier de Oliveira pagasse sua dívida pessoal com a prefeitura municipal, de mais de R$ 3,4 milhões — afirma Sheila Gama, acrescentando que deixou renegociados os valores:
— Quando assumi, a dívida do Previni chegava a R$ 400 milhões, dívida esta que começou no governo Nelson Bornier. Fui obrigada a pagar mensalmente em torno de R$ 6,5 milhões. Hoje a dívida foi reduzida para aproximadamente R$ 144 milhões. Deixamos o Previni com mais de R$ 57 milhões em caixa.
A ex-prefeita também refuta as acusações de que estaria devendo R$ 40 milhões ao Centro de Tratamento de Resíduos.
Empréstimos
No levantamento feito pela equipe da atual gestão, foi descoberto um empréstimo feito junto à Caixa Econômica Federal, para ser pago por 20 anos em parcelas mensais de R$ 990 mil.
Sheila disse que o empréstimo foi assinado no fim de 2007, no governo anterior, ao Programa Pós-moradia, mas que, em sua gestão, pagou todas as parcelas.
— Nada devemos em atraso, referente ao empréstimo.
Números do município pela ex-prefeita
Posse
Sobre a dívida do Hospital Geral da Posse — de R$ 126 milhões, referentes, segundo Bornier, ao pagamento de fornecedores, prestadores de serviços, alimentação e lavanderia — a ex-prefeita Sheila Gama disse que a dívida da unidade é desde o ano de 2004.
Telefone
Sobre o débito com a empresa de telefonia (de R$1,98 milhões, segundo Bornier), a ex-prefeita diz que não foi do seu governo, assim como dívidas com Pasep/INSS/FGTS/IRRF.
Saúde
Sheila informou que as dívidas com os conveniados da saúde e aluguéis atrasados são menores do que os valores apresentados por Bornier. Segundo o levantamento apresentado pelo prefeito, os débitos são de R$ 33, 7 milhões com os conveniados da saúde e de R$ 17,6 milhões com aluguéis.
Ordem de despejo
Sobre a dívida de R$ 4 milhões de aluguel do PAM Dom Walmor, que estaria com ordem de despejo, ela diz que o contrato foi renovado.
Em dia
Sheila disse que pagou salários de dezembro e 13º do funcionalismo.



Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/baixada-fluminense/nova-iguacu-ex-prefeita-sheila-gama-nega-ter-criado-divida-7278078.html#ixzz2HtXGYNo7

Corrida inicia comemorações dos 180 anos de Nova Iguaçu


Nas vésperas de comemorar 180 anos, na quarta-feira, Nova Iguaçu é hoje a quarta maior  do estado. São quase 800 mil habitantes em 521 quilômetros quadrados, boa parte deles, cerca de 33%, ainda cobertos pela Mata Atlântica.
A história da nossa cidade que se transformou em um dos principais polos econômicos do estado começa com os índios Jacutinga que habitavam a região quando os portugueses chegaram. A ocupação pelos brancos começa mesmo no meio do Século XVI, após a expulsão dos franceses do litoral do Rio de Janeiro.
No Século XVIII, a região ganha impulso com o caminho do ouro, aberto para levar o metal e as pedras preciosas de Minas para a capital. O Rio Iguaçu passa a ser usado para acessar a Baía de Guanabara na rota para o Rio.
Em 1822, no Ciclo do Café, é aberta a Estrada do Comércio, para o escoamento do produto. O movimento é tão expressivo que em 1833 a vila de Iguassú (água grande em tupi-guarani) vira município.
No Século XX, a principal atividade passa a ser o plantio de laranjas, cujo período áureo vai de 1930 ao meio da década de de 1950. Na época, Nova Iguaçu ficou conhecida como “Cidade Perfume”, por causa do cheiro das frutas.
A partir da década de 1940, a cidade perdeu grande parte de seu território com a emancipação de Duque de Caxias (1943), Nilópolis e São João de Meriti (1947), Belford Roxo e Queimados (1990), Japeri (1991) e Mesquita (1999).
Atualmente, as principais fontes de arrecadação do município são o comércio e os serviços, possuindo um dos centros comerciais mais importantes do estado, um polo que atrai consumidores das cidades de seu entorno. A indústria, com destaque para a alimentícia e a de de cosméticos também tem grande relevância econômica.
História num jornal
Mais da metade da história do município de Nova Iguaçu está registrada em seu primeiro jornal, o ‘Correio da Lavoura’. O semanário, fundado em 1917, ainda está em circulação.


Um dos momentos marcantes, lembra Robinsom Belém de Azeredo, editor-chefe do jornal e neto do fundador do Correio, Silvino Hypólito de Azeredo Coutinho, foi a visita, em 1935, do presidente Getúlio Vargas para o lançamento da pedra fundamental do Hospital de Iguaçu, o primeiro da cidade, após uma campanha popular liderada pelo jornal. “A vinda do Getúlio e a inauguração do hospital, em 1935, foram dois dos acontecimentos mais significativos na história da cidade e do jornal”, recorda ele.

Recuperação da saúde
Aos 180 anos, Nova Iguaçu é uma cidade que enfrenta muitos problemas de infraestrutura e de qualidade dos serviços públicos oferecidos à população. O prefeito Nelson Bornier (PMDB), que assumiu o cargo dia 1º, elegeu a saúde como a primeira prioridade. “Estamos recuperando o Hospital da Posse e vamos reabrir a Maternidade Mariana Bulhões depois do Carnaval”, diz.
Ele faz planos também para a educação. “A rede municipal tem 61 mil alunos e nossa meta é colocar mais 20 mil nas salas de aula em quatro anos”, diz o prefeito.
Corrida abre comemorações
A comemoração do aniversário da cidade começa hoje, às 8h, com uma corrida de rua com mais de 1.500 atletas. Amanhã, os grupos de pagode Swing & Simpatia e Bom Gosto fazem show a partir das 20h na Via Light, próximo ao restaurante Bossa Nossa. À meia-noite, haverá uma queima de fogos.
Os festejos do dia 15, dia de aniversário, vão começar com missa na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, às 9h. Às 11h, o prefeito Nelson Bornier, acompanhado do governador Sérgio Cabral, inaugura a nova sede da 52ª DP (Centro), que ficará na Avenida Roberto Silveira, atrás da rodoviária.
Fonte: O Dia Baixada

sábado, 12 de janeiro de 2013

Extinção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Iguaçu


A divulgação das mudanças na estrutura das secretarias do município nesta semana foi criticado pelo deputado estadual Xandrinho, divulgado no Jornal do Brasil on line, que disse ao jornal que a extinção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente "é um retrocesso, um caminho na contramão", criticando a postura adotada pelo prefeito Nelson Bornier, com relação à preocupações com o Parque Ecológico do Tinguá, que é uma das últimas reservas nativas da Mata Atlântica existente no Grande Rio, e pela sua importância, deveria haver uma maior preocupação com sua preservação. O prefeito se defende alegando que esta mudança não representa o fim da atividade de fiscalização do meio ambiente da reserva, mas que a atividade será incorporada pela Secretaria de Urbanismo, prometendo que a reserva não será esquecida pela Prefeitura.
Enquanto isso o povo de Nova Iguaçu aguarda por uma política eficiente que consiga colocar o município como um dos ícones do turismo ecológico no Brasil.
Estamos de olho!!!!


ANIVERSÁRIO DE NOVA IGUAÇU


Nova Iguaçu estará comemorando 180 anos no próximo dia 15 de janeiro e a prefeitura irá realizar uma série de atividades para festejar este grande momento. Serão três dias de festa iniciando no dia 13 de janeiro, às 8h, com a largada da 6ª corrida e caminhada pela cidade. Irão participar em torno de 1.500 atletas que serão premiados ao final do evento.

Na segunda-feira, dia 14,  irão ocorrer shows gratuitos onde todos os moradores de Nova Iguaçu poderão festejar, com o grupo Swing e Simpatia e Bom gosto, a partir das 19h, tendo à meia noite uma grande queima de fogos de artifícios que marcará a chegada do dia 15, dia oficial de aniversário da cidade, tendo a participação do cantor Israel Novaes.

Na terça-feira, dia 15, a festa continua a partir da 9h como a celebração de uma missão na Catedral de Santo Antônio, tendo à noite um grande Show gospel, com o cantor Davi Sacer, natural da Cidade de Nova Iguaçu, que abrirá a festa a partir das 18h, tendo em seguida a apresentação da cantora Bruna Karla, tendo no encerramento o cantor Fernandinho.

Os Shows ocorrerão na Via Light, Parque 1, próximo à Vila Olimpica. 

AGENDA OFICIAL DO EVENTO

13 de janeiro (domingo)
8h - corrida e caminhada de 180 anos

14 de janeiro (segunda-feira)
19h -apresentações de bandas locais, eleição da corte momesca do carnaval 2013, grupo Swing e Simpatia, Grupo Bom Gosto, Queima de fogos e Israel Novaes.

15 de janeiro (terça-feira)
9h - Missa de na Catedral Santo antonio
10h- Colocação de flores no busto Comendador Soares
15h - Marcha para Jesus
18h- Shows gospel com Davi Sacer, Bruna Karla e Fernandinho





REABERTURA DA PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU




Após dez dias com a sede da prefeitura fechada, agora Nova Iguaçu começa complano de guerra para voltar a funcionas com suas secretarias e atividades municipal. O Prefeito aguarda aprovação do orçamento para 2013 e tem projetos otimistas para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse, com a abertura de duas novas emergências e da maternidade Mariana Bulhões

sábado, 5 de janeiro de 2013

Mutirão para recolher lixo em Nova Iguaçu


Na manhã deste sábado, dia 5 de janeiro, o vereador Fernandinho Moquetá (PPS-Nova Iguaçu), juntamente com os moradores do bairro de Moquetá realizaram um mutirão para a coleta de lixo que se acumula por toda a cidade. Fernandinho foi questionado por um jornalista sobre a responsabilidade por esta situação caótica e respondeu: “Esse não é o momento para se procurar os culpados, mas é o momento de darmos as mãos para ajudar nossa cidade.”



A falta da coleta de lixo também é vivida por outros municípios da Baixada Fluminense, como Belford Roxo e Duque de Caxias, que acabaram sendo grandemente castigados pelas chuvas que atingiram o Rio de Janeiro no início deste ano, causando alagamentos devido aos transbordamentos dos rios da região.